segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Depô da Duda

Eh preciso bater um pouco a cabeça, levar algumas quedas, fugir de algumas pessoas, achar que a bebida é o melhor da noite, para achar Nice um lugar perfeito, mas o problema não é Nice, e sim nòs seres humanos, complicados de hàbitos e culturas complexas. (Piada interna! Sorry, mas nos , por aqui odiamos imigrantes =p)



Lara escreveu para constatar coisas, eu escrevo para comparar. Escrevo com meu otimo humor pessimista e minha MA-RA-VI-LHO-SA capacidade de reclamar.



Para quem achou que não viriamos, aqui estamos nos desfrutando da Europa. Não sei se Nice é o lugar que de veriamos ter escolhido para tentar uma experiência intelectualmente agradavel. Ha muitos turistas, é certo. Para se estar por dentro das diversidades do mundo, aqui, com certeza, é um bom lugar.

Os defeitos brasileiros que tanto me irritam, aqui, são tão piores que chegam a me torturar. Nem em Realengo o ritmo é tão lento! Como assim o ônibus so passa até dez horas da noite?! E quando passa, por que, por aqui tudo é resolvido de maneira estupidamente arbitraria. Até o teclado francês arbitrariamente suprimiu o acento do a, e mudou o Q de lugar.

Da uma dor no coraçao (eh da, pq não da pra escrever da certo sacou!?), quando lembro que a cifra da moeda me faz gastar quase três vezes mais do que realmente penso que estou gastando. O que me faz sentir uma leve culpa por comprar qualquer coisa.... menos o vinho. Confesso que ha uma imensa variedade por um preço tentador. Uiii

Oh meu Deus! Não paro de reclamar, onde estão as minhas comparações?

- Amy Winehouse virou minha melhor amiga depois que percebi que uma das melhores musicas de uma balada é Mambo n° 5 (novissima) ou Creep do Radiohead. Eles DEFINITIVAMENTE, não conhecem o termo atualidade

- Como assim duas fatias de presunto custam 3 euros!?!?!?!?

- Faculdade: Bem, cada matéria vale de um a três créditos no maximo. Um grupo de matérias pode ter de duas a três matérias e pode valer um pouco mais. Os exigentes franceses precisam de 30 créditos por semestre, ou seja, 60 créditos por ano, o que significa uma media de no minimo umas dez matérias por periodo! Se assutou!? Não fique assim. Algumas das matérias ninguém sabe o que é, nem quando começa. Algumas ou tem uma ou duas aulas, e em alguns casos a pratica começa antes da teoria. Têm férias de uma semana a cada seis semanas de aula e as provas so acontecem um mês depois de dada toda a matéria. Como se eu lembrasse o que comi ontem.

- Ah!!! lembrei! e com certeza não foi bom. Pelo menos batata frita é bom em qualquer lugar do mundo. E VIVA AO KEBAB!

- Bem, pelo menos as prostitutas são educadas e discretas, se bem que eu acho que todo homem europeu precise de uma. Eles não TÊM IDEIA de como chegar numa gatinha, e quando tentam, é melhor nem imaginar - Homens brasileiros RULES.

O ritmo daqui me permite sentir uma entediosa tranqulidade. Para quem faz duas faculdades no Brasil, Nice parece constante férias, e pra mim que sou um tanto quanto ativa, acabo ficando um pouco perdida, mas pelo menos sei agora o que é dormir. Quer dizer, quando não tenho insônia, ou a vizinha vem me pedir fogo, para acender um incenso bizarro, ou a amiga da vizinha, que tem uma risada assustadora aparece, ou quando não vejo o vizinho andando de toalha pelo corredor.

- Desculpem-me por fazê-los pensar que estou sofrendo. Quem mais sofreu nessa viagem foi a Lara com sua mala de ultima geração, na qual o cachorro resolveu deixar a marca de sua urina francesa; ou Maria Emilia, que quase entrou em estado de choque com problemas no notebook, no celular, na carte de sejour, na carte de etudiant e blah blah blah

- Tô aqui reclamando, mas recomendo uma experiência semelhante para todos, melhor ainda se for num lugar com metrô e sem pausa para almoço (dificil achar isso na Europa). A oportunidade de estar desfrutando o antigo continente é uma dadiva que nem consigo cogitar. Tô aqui conhecendo Mônaco, quase AR-DEN-DO de felicidade. fazendo merda, falando francês e chocando os europes com meu docil compotamento, embora o temperamento feminino europeu seja assustador!

E como todo depoimento tem a cara da pessoa que o escreve, esse depoimento saiu assim: chato, pessimista e complicado, que nem a escorpiana que eu sou (né Sô!?), e ainda o termino pedindo desulpas por tê-lo escrito assim!!!!!!

Viu!!!???? Dias em Nice permite espaço para auto-conhecimento. Quero visita de brasileiros. Saudades dessa terrinha amada, pqrece hipocrisi, mas não é!!!
bjs
ass:duda (a menina ensandecida)

6 comentários:

Giu Jorge disse...

Ensandecida por si só... Duda não precisa de Nice para ser assim...
Vai, morena, sacode toda a nação européia... grita, rebola o mambo number five. A oportunidade é agora!

Devo dizer que chorei de rir com as observações de Mademoiselle Dezan... Ai, como sofre essa campineira!...rs

Meus queridos, aproveitem bastante, nem que seja pra jogar cartas mesmo. Digam a todos que, pelo menos, jogaram truco em frente as praias de Nice. hehehe (sifodeaí periferia! - como diz nosso prof. Tunico)

Saudades da frenética desastrada de Realengo, da japa-girl quase-de-minha-terra, do baiano mais-querido-do-mundo, da baiana-gaucha-niteroiense, do supersônico Alexandre-o-grande-rapaz e da Lara.

Beijos a todos do genial e encantador Giu Jorge.

Haydée Borges disse...

Tudo bem que minha experiência portuguesa é um tanto diversa, mas depois de um ano de mestrado e umas 15 disciplinas diferentes, continuo sem fazer idéia a que elas diziam respeito (ou pelo menos a metade delas).

Transporte público de madrugada é algo que a europa desconhece. Voltemos à pé! E viva a segurança noturna!

90% das cidades na Europa estão 75% do ano com pelo menos 50% de turistas. Deu pra perceber a lógica das porcentagens?

Kebab é a salvação dos pobres estudantes latino americanos. Viva a globalização!

As prostitutas são quase algo turístico pela europa (Amsterdã que o diga!). E discretas, só se for em Nice! Hehehe

Ah, cuidado com os vinhos: eles podem ser baratinhos, mas a ressaca é caríssima!!!

Pretendo conhecer a realidade de Nice em breve! Hehehhee

Tan disse...

Dudinha, tudo vai ficar bem. Você vaia té virar vegetariana, se ficar pensando no preço do presunto. bjinhos!

disse...

:D:D:D

fiquei emocionada com a lembrança! É sim, Duda! Muito entendo seu texto, hehehe!

gente, eu tou adorando as crônicas dos expressianos em nice. principalmente porque eu fico cada vez mais ansiosa pra visitar vocês e ver tudo isso do que vocês falam.

Muita saudade!!
beijo em cada um!

Marcela Bertoletti disse...

Dudinha!!! Parece que to vendo você falar essas coisas, bem assim na minha frente. Realmente o post tem a sua cara. Adorei! Queridos expressos, saudades imensas, vi as fotos, li os posts, imaginando quantas coisas vcs tao conhecendo e vivendo experiencias novas. SAUDADES!
Poxa aproveitem muito mesmo e continuem escrevendo por para nossotros, do lado de cá da imensa poça, estamos curtindo demais ler essas coisas.

Bê-beijitos a todos!

Anônimo disse...

Eu literalmente bati a cabeça, levei alguns tombos e fugi e algumas pessoas!!!!